Requisitos, arquitetura, informações técnicas e privacidade

Esse artigo foi útil?

Requisitos Operacionais - Qualitor


Objetivo

Requisitos técnicos operacionais para correto funcionamento do Qualitor.

Conteúdo

 

Aviso importante:

- As versões inferiores à versão 8 do Qualitor estão descontinuadas, e não possuem mais suporte, necessitando de atualização para garantia de atendimento e manutenção. O suporte às versões 7.x do Qualitor encerrou em 31 de outubro de 2016.

- Configurações e recursos que não estiverem explicitamente destacados como compatíveis podem causar anomalias no uso e podem ser necessárias adequações. Modos de compatibilidade de navegadores, modo "anônimo" e outros tipos de configurações não citadas nos requisitos abaixo são não considerados formatos homologados de uso do sistema e, portanto, podem não ser compatíveis com o correto funcionamento do Qualitor.

 

 A) SERVIDOR DE BANCO DE DADOS (versão de banco Qualitor 205)

Por motivos de desempenho e possíveis incompatibilidades com outras bases de dados, recomendamos que o servidor do banco de dados seja exclusivo para o Qualitor, com as seguintes configurações:

 

Mínimo:

 

Hardware:

* 4 Gb RAM livres para o núcleo do Banco de Dados

* 32 MB RAM livres para cada usuário conectado simultaneamente

* Espaço em disco compatível com o volume de dados a serem armazenados.

 

Obs.:

  • Estes requisitos são destinados ao servidor e processamento do Qualitor exclusivamente, qualquer outro recurso consumido no servidor por outros aplicativos ou processos deve ser considerado à parte;
  • Os requisitos acima são os considerados mínimos, podendo haver necessidade de incremento caso exista necessidade de aumentar o desempenho do sistema.
  • É importante considerar que estas especificações foram estabelecidas para equipamentos físicos. O uso de Máquinas Virtuais causa degradação de performance quando - no mesmo host - outras máquinas virtuais são também hospedadas e consomem recursos compartilhados (como processadores e disco), invalidando estas especificações.

 

Recomendado:

 

Hardware:

* 8 Gb RAM livres para o núcleo do Banco de Dados

* +2 Gb RAM livres para o sistema operacional

* +128 MB RAM livres para cada usuário conectado simultaneamente

* Placa de rede 100 Mbits ou superior

* Discos SAS RAID 5

* Espaço em disco compatível com o volume de dados a serem armazenados.

 

Obs.:

  • Estes requisitos são destinados ao servidor e processamento do Qualitor exclusivamente, qualquer outro recurso consumido no servidor por outros aplicativos ou processos deve ser considerado à parte.

 

Configuração de Processadores:

 

Usuários simultâneos

Mínimo

Recomendado

1 - 30

1 Xeon 2.4 Ghz (ou equivalente)

2 Xeon 2.66 Ghz (ou equivalente)

30 - 90

2 Xeon 2.66 Ghz (ou equivalente)

4 Xeon 2.66 Ghz (ou equivalente)

90 - 240

4 Xeon 2.66 Ghz (ou equivalente)

6 Xeon 2.8 Ghz (ou equivalente)

240 - 500

8 Xeon 3.0 Ghz (ou equivalente)

16 Xeon 3.0 Ghz (ou equivalente)

 

Acima de 500 usuários simultâneos, recomendamos a elaboração de um projeto de Arquitetura e Sizing específico para o Qualitor, de acordo com o perfil de uso e carga e contemplando servidores distribuídos com balanceamento de carga e alta disponibilidade.


Manutenção e rotinas de administração do banco de dados são de responsabilidade do cliente, devendo estar de acordo com melhores práticas recomendadas pelos fornecedores (Microsoft e Oracle).


Recomenda-se especialmente que sejam realizados monitoramento de fragmentação de bases de dados e utilização de índices, criação e atualização de estatísticas de banco de dados, backups periódicos, análise de consumo de processamento, memória e CPU para estabelecer um baseline histórico de crescimento de consumo de recursos, para futuros planejamentos de crescimento.


É importante que o cliente tenha sistemas de monitoramento que possam analisar o consumo dos principais recursos básicos dos servidores, como CPU, Memória, Processador e HD, e notificar quando limites determinados pelo administrador de redes estiverem sendo atingidos para que investigação do ambiente de infraestrutura possa proceder de forma preventiva à problemas ocasionados por gargalos de disponibilidade de recursos.


Nota: para efeitos de carga, *usuários referem-se a conexões ao Qualitor, tanto de atendentes quanto solicitantes.

Verifique com o fabricante (Microsoft e Oracle) a versão de software compatível com o número de processadores recomendado.

 

 

Software:

 

Sistemas Operacionais suportados:

 

  • Microsoft Windows 2008 Server
  • Microsoft Windows 2008 R2 Server
  • Microsoft Windows 2012 Server

 

Servidores de Banco de Dados suportados:

 

  • Microsoft SQL Server 2008
  • Microsoft SQL Server 2008 R2
  • Microsoft SQL Server 2012
  • Microsoft SQL Server 2014

 

Como alternativa, pode-se utilizar o SQL Express (em alguma das versões acima citadas), desde que se tenha ciência das limitações deste software.

 

  • Oracle Database 11G e 12C

 

Todos os produtos devem estar com todos os Service Packs oficiais, dos respectivos fabricantes, aplicados.

Todos os produtos devem estar com todas as atualizações e últimos patches disponibilizados pelos fabricantes aplicados e devidamente atualizados.

A versão 11.2.0.1 do Oracle 11 possui erros conhecidos que impactam no Qualitor. É necessário realizar as atualizações recomendadas pelo fabricante para o correto funcionamento do produto.

 

Pré-requisitos SQL Server:

 

O SQL Server deve estar configurado como CASE INSENSITIVE, ACCENT SENSITIVE, no codepage: SQL_Latin1_General_CP1_CI_AS para que o Qualitor possa funcionar corretamente.

A conexão entre o servidor web, e o banco de dados, pode ser feita utilizando um usuário com permissões "db_datareader" e "db_datawriter".

A conexão ao banco de dados SQL Server está homologada para funcionamento através de rede TCP-IP.

A execução dos scripts de atualização do banco de dados deve ser realizada utilizando necessariamente o usuário "SA" do banco de dados, ou outro usuário que esteja no grupo "dbo". Para certificar que o usuário do banco de dados está configurado corretamente, a criação dos objetos com o usuário de banco de dados deve atribuir como "owner" dos objetos o "dbo".

O usuário de conexão do banco de dados no SQL Server precisa estar, necessariamente, configurado no idioma US_ENGLISH.

Para utilizar os recursos de arquivamento (a partir da versão 8 do Qualitor), é necessário configurar permissões especiais para o usuário associado ao arquivamento, para uso do recurso de LINKED Servers do SQL Server:

GRANT ALTER ANY LINKED SERVER TO ;

 

Pré-requisitos ORACLE:

 

O Oracle deve estar configurado no codepage UNICODE AL32UTF8.

A conexão entre o servidor web e o banco de dados, deve ser feita necessariamente com um usuário chamado "dbo" com as seguintes configurações:

DEFAULT TABLESPACE: << Tablespace Qualitor >>

TEMPORARY TABLESPACE: TEMP

ROLES:

- CONNECT (Granted)

- RESOURCE (Granted)

SYSTEM PRIVILEGES:

- ALTER SESSION (Granted)

- CREATE ANY DIRECTORY (Granted)

- CREATE DATABASE LINK (Granted)

- CREATE JOB (Granted)

- CREATE PROCEDURE (Granted)

- CREATE SEQUENCE (Granted)

- CREATE SESSION (Granted)

- CREATE SYNONYM (Granted)

- CREATE TABLE (Granted)

- CREATE TRIGGER (Granted)

- CREATE TYPE (Granted)

- CREATE VIEW (Granted)

- UNLIMITED TABLESPACE (Granted)

A conexão ao banco de dados Oracle está homologada para funcionamento através de rede TCP-IP.

A execução dos scripts de atualização do banco de dados deve ser realizada utilizando necessariamente o usuário "dbo" do banco de dados, e utilizando o SQL Developer, ou outra interface gráfica para execução de scripts. A execução dos mesmos via "linha de comando" do Oracle não é suportada para os procedimentos de criação e atualização do banco de dados.

Os GRANTS abaixo são necessários ao usuário DBO:

GRANT SELECT ON SYS.V_$INSTANCE TO DBO;

GRANT SELECT ON SYS.v_$version TO DBO;

GRANT SELECT ON SYS.v_$license TO DBO;

GRANT SELECT ON SYS.v_$nls_parameters TO DBO;

 

 B) SERVIDOR DE APLICAÇÃO WEB

 

Por motivos de desempenho e possíveis incompatibilidades com outras bases de dados, recomendamos que o servidor de aplicação seja exclusivo para o Qualitor, com as seguintes configurações:

 

Hardware:

 

(Mesmas configurações mínimas e recomendadas indicadas para o servidor de banco de dados, com exceção das configurações citadas abaixo)

* 20 Mb RAM disponível para cada usuário conectado simultaneamente no servidor de aplicação.

 

Software:

 

* Microsoft 2008 Server, 2008 R2 Server, 2012 Server;

* Apache 2.x HTTP Web Server;

* Microsoft Internet Information Server (recomendado);

* Component Services;

* PHP (recomendamos que seja utilizado o pacote já configurado e parametrizado pela Qualitor, disponível com o produto);

* Não recomendamos utilizar versões diferentes do PHP no mesmo servidor.

 

 

Link (Consumo de banda):

Banda de comunicação (CIR Link) estimada, por usuários simultâneos:

 

Usuários

Tamanho da banda (Link)

1 a 4 

256 Kbps

5 a 12 

512 Kbps

13 a 26

1.024 Kbps

27 a 55

2.048 Kbps

61 a 120

4.096 Kbps

 

Os dados referentes ao consumo de banda acima são estabelecidos apenas para a comunicação do sistema Qualitor. Estes dados não contemplam o uso de outros serviços, como web, e-mails e demais serviços no mesmo link. Este consumo de banda estabelece o consumo realizado entre o usuário (browser) e o servidor de aplicação WEB.

 

Obs.:

* Estes requisitos são destinados ao servidor e processamento do Qualitor exclusivamente, qualquer outro recurso consumido no servidor por outros aplicativos ou processos deve ser considerado à parte;

* É extremamente recomendado desativar as atualizações automáticas do Windows no servidor Web, e aplicar as atualizações sempre em ambiente de homologação antes de colocar em produção, pois as atualizações da Microsoft influenciam no comportamento do sistema operacional, e por conseqüência, também influenciando nos serviços WEB rodando neste servidor;

* Os requisitos acima são os considerados mínimos, podendo haver necessidade de incremento caso exista uma quantidade muito grande de dados.



Firewall:


* O servidor web necessita de acesso ao servidor de banco de dados, na porta onde o mesmo estiver disponível. Existem serviços como webservices, QAgente entre outros que podem variar sua localização de acordo com a arquitetura, geralmente utilizando por padrão as portas de HTTP, HTTPS, POP3 e SMTP.

* Em uma rede com autenticação, é necessário que o servidor WEB tenha acesso liberado, sem autenticação, para o IP 209.62.70.100, caso seja necessário o uso da busca de CEP através da Internet, para os cadastros do sistema.

 

C) APLICAÇÃO QUALITOR WEB (módulos: "Solicitante" e "Atendente")

 

Navegadores:

 

Internet Explorer 9.x

Internet Explorer 10.x - A partir das releases:

7.00.20 Patch 20140118

7.10.01 Patch 20140118

Internet Explorer 11.x - A partir da versão 8.00 ou superior.

Firefox 3.0 ou superior

Google Chrome

Safari 5.0

Notas importantes:

  • Apenas o Internet Explorer suporta autenticação integrada utilizando o método challenge-response do IIS [autenticação sem questionar usuário / senha]. O navegador SAFARI possui restrições quanto ao método de autenticação integrada utilizado pelo IIS, tornando este mecanismo não suportado pelo Qualitor utilizando este navegador.
  • O uso de modos de compatibilidade dos navegadores pode influenciar negativamente no desempenho do Qualitor, não sendo portanto recomendado.
  • Medições e observações práticas de utilização do Qualitor apresentam desempenho e estabilidade melhor com os navegadores Chrome e Firefox em relação ao Internet Explorer.
  • Para navegação, podem ser necessários alguns plugins gratuitos como o Adobe Flash Player, dependendo do navegador escolhido.

 

Sistemas Operacionais:

 

A aplicação Qualitor, é compatível com os browsers citados acima, sendo executados nos seguintes sistemas operacionais:

  • Microsoft Windows 7
  • Microsoft Windows 2003
  • Microsoft Windows 2008
  • Microsoft Windows 2008 R2
  • Linux
  • Microsoft Windows 8
  • Microsoft Windows 10

 

O requisito mínimo de memória, nas estações é 2048 MB RAM livres para aplicação (navegador).

O Internet Explorer requer que o Qualitor esteja identificado na zona de "Sites Confiáveis" ou "Intranet" (no caso de autenticação integrada windows - IIS), ou em uma zona com configuração equivalente de segurança.

 

O Qualitor faz uso de cookies, sendo requisito para seu funcionamento.

 

D) AGENTE DE MENSAGENS

 

Hardware:

 

* Processador Pentium 1,86 Ghz ou equivalente/superior

* 1 GB RAM

* 80MB de espaço livre em disco

 

Software:

 

* O Agente de Mensagens é compatível com os seguintes sistemas operacionais:

 

  • Microsoft Windows 2008 Server
  • Microsoft Windows 2008 R2 Server
  • Microsoft Windows 2012 Server

 

* MDAC 2.7 ou superior.

 

* SOAP Toolkit 3.0.

 

* Quando utilizando banco de dados ORACLE, é necessária a instalação do componente ODAC (Oracle Data Access Components), disponível no site da Oracle, para habilitar a comunicação entre o aplicativo e o banco de dados. Este componente deve - necessariamente - ser instalado na versão 32 bits.

 

 

Restrições Técnicas:

 

O Qualitor não realiza desconexões voluntárias do usuário baseadas em time-out. O Qualitor pode detectar, em alguns momentos, uma perda de comunicação entre o servidor de aplicação, e o servidor de banco de dados, ou entre o servidor de aplicação e o cliente, e assim realizar uma desconexão voluntária, porém, este é o único caso onde o Qualitor desconecta o usuário. Ou seja, se o usuário mantiver a tela do Qualitor aberta, ativa, estará consumindo uma licença concorrente enquanto a aplicação estiver aberta.

O sincronismo de registros LDAP / ACTIVE DIRECTORY possui uma limitação de 10.000 registros por conexão. Para sincronizar mais de 10.000 registros, é necessário estabelecer diferentes conexões à OU's diferentes da sua árvore do LDAP / Active Directory.

A comunicação entre o agente de mensagens e o servidor de correio é realizada através dos protocolos POP3 e SMTP, para sistemas operacionais 32 e 64 bits.

O Agente de Mensagens do Qualitor não realiza tratamento de mensagens que possuem assinatura digital.

O cliente é responsável por verificar a necessidade de habilitar a restrição de "Relay" no servidor de correio, caso seja necessário, quando o mesmo é requerido para enviar e-mails pelo agente de mensagens.

Para registro de acompanhamentos com e-mails em formato HTML, as mensagens serão anexadas ao respectivo chamado, não sendo interpretadas.

Não ocorre verificação de conteúdo de e-mails, nem verificação de existência de vírus ou validação de endereços de remetentes ou destinatários.

Sempre que forem utilizados servidores de correio públicos, é necessário observar as limitações que este servidor possui (quantidade de mensagens, tamanho máximo de mensagens, área de armazenamento, protocolos suportados e disponíveis, portas utilizadas por aplicações, etc...)

O QAgente é compatível também com o protocolo MAPI, porém, para isto, é necessário que o software Microsoft Outlook 2007 ou 2010 esteja instalado no servidor onde o QAgente for configurado. (Nota: Apenas versão 32 bits para o protocolo MAPI).

Nota: Por restrições técnicas, o QAgente em formato MAPI não pode ser utilizado como serviço do Windows, sendo necessário utilizar o mesmo no formato de aplicação normal, acionada manualmente.

 

O redimensionamento de componentes, como áreas de texto, é um recurso habilitado pelo navegador, e não pelo Qualitor, disponível para uso do cliente sem garantias pela Qualitor. Em alguns locais o produto habilita um botão de "lupa" ao lado da caixa de texto para permitir uma visualização maior da área de texto, quando necessário. 

 

E) Considerações sobre desempenho do Qualitor

 

O Qualitor, como qualquer sistema multiusuário de gestão, pode apresentar variação no desempenho (tempos de resposta) de acordo com diversas variáveis, relacionadas à capacidade de infraestrutura disponível, ao ambiente configurado e ao perfil de carga e utilização.

Os tempos de resposta que podem ser considerados aceitáveis, considerando-se que a capacidade de infraestrutura disponível esteja compatível com os requisitos apresentados nos itens acima, são:

- Até 10 segundos para exibição de listagens de requisições (grids exibindo chamados, incidentes e requisições de serviços) com até 1.000 requisições exibidas e configuradas para apresentarem no máximo 10 colunas, sendo metade destas configuradas como informações adicionais com regras de segurança.

- Até 10 segundos para logar no sistema e carregar o portal de atendimento do usuário, considerando a existência de até 6 blocos para este usuário.

- Até 10 segundos para exibir formulários de requisições (chamados, incidentes e requisições de serviços) a partir de grids, considerando-se que não haja mais do que 10 informações adicionais a serem exibidas e anexos sendo exibidos em área de canvas com tamanho superior a 200 Kb.

- Até 10 segundos para a mudança de etapas em fluxos, em operações realizadas nos formulários de requisição ou formulários de atendimento criados pelo desenhador de formulários, considerando a existência de até 5 regras de entrada e saída nas etapas.

 

F) Restrições e características técnicas em geral

  

Restrições técnicas:

 

Datas em geral

Período válido: de 01/Janeiro/1753 até 31/12/9999

 

Pesquisas de registros

Limite de 2500 registros nos resultados de pesquisas de registros

 

Campos genéricos: quantidade de caracteres

Títulos e nomes: 200 caracteres

Descrições em geral: 2000 caracteres

Descrição de chamados: 6000 caracteres

 

Códigos de registros

Códigos em geral: Limite de código numérico até 2.147.483.647

 

Todos os códigos são numéricos, exceto o código de cliente que pode ser Alfanumérico de 20 caracteres.

 

Valores: (9,2)

Números: (9,0)

 

Exemplos:

Valor do custo previsto do chamado:             Número (9,2)

Previsão de custo do projeto:                        Número (9,2)

 

Anexos:

Tamanho máximo de 512MB por arquivo anexado.

Limite de 4 anexos por pergunta nos scripts.

 

Categorias e demais árvores hierárquicas de categorização

Estruturas limitadas a 3 níveis no máximo - horizontalmente.

Estruturas limitadas à 2.147.483.647 - verticalmente, ou seja, número máximo total de diferentes categorias possíveis.

 

Scripts de atendimento:

Estrutura limitada a 13 perguntas, no máximo, horizontalmente.

 

Cálculo de SLA e prazos:

Os prazos são calculados estabelecendo uma data, com hora e minuto definido. Por exemplo, um prazo de chamado aberto: "14/06/1007 15:30".

Nos prazos estabelecidos, não é estabelecido os "segundos" referente à data/hora do prazo máximo de resposta ou atendimento dos chamados.

 

Agente de mensagens:

Os acompanhamentos registrados (respostas aos e-mails enviados pelo agente de mensagem) são registrados no chamado sob a forma de acompanhamentos.

Se for um e-mail no formato PLAIN TEXT, então, o corpo do e-mail é registrado no acompanhamento do chamado, se for um e-mail no formato HTML, então, o a mensagem é anexada no chamado, no formato MSG, e um acompanhamento identificando o anexo é registrado no histórico do chamado.

Não ocorre verificação de conteúdo de emails, nem verificação de existência de vírus ou validação de endereços de remetentes ou destinatários.

 

G) RECURSOS MULTI-IDIOMAS

 

O Qualitor, nos módulo Atendimento e Solicitante, possui suporte aos idiomas Inglês e Espanhol, além do Português.

Os sub-módulos  QCOLLECTOR e QACTIVEDIRECTORY não possuem suporte à multi-idiomas. O suporte está disponível apenas para os módulos "WEB ATENDIMENTO" e "WEB SOLICITANTE".

O recurso Multi-idiomas do Qualitor é compatível apenas com idiomas originados do LATIN, quando utilizado em bases de dados SQL Server. Nas bases Oracle, a codificação em UTF já permite que possam ser utilizados idiomas estendidos, como Árabe, Chinês, etc...

Algumas partes do sistema, como o histórico de acompanhamentos, histórico de mudanças, histórico de problemas, etc... não tratam o recurso de equivalência por utilizarem um modelo de registro "flat". O idioma do registro é mantido de acordo com o idioma do operador que realizou o mesmo.

 

H) CONECTOR FACEBOOK

 

O conector Facebook necessita que o site do Qualitor esteja publicado na Internet em um endereço válido e fixo.

Este site publicado também deve possuir acesso disponível via protocolo SSL utilizando um certificado válido.

O site publicado não pode utilizar "Autenticação integrada", uma vez que o processo de autenticação é realizado pelo Facebook ao Qualitor.

 

I) RECURSO CANVAS

 

O recurso de CANVAS habilita auto-visualização dos documentos anexados ao chamado. Arquivos PDF e vídeos utilizam os recursos do próprio navegador (plugins) que estiverem disponíveis. O comportamento destes varia de acordo com o navegador e com o plugin sendo utilizado. Por exemplo, para a visualização de arquivos PDF, é necessário que o ADOBE Acrobat Reader esteja corretamente instalado e seus plugins em pleno funcionamento nos navegadores.

 

J) QUALITOR MOBILE

 

O aplicativo Qualitor Mobile requer os seguintes sistemas operacionais:

- Android versão 4.0 ou superior

- iOS versão 7 ou superior

 

O Aplicativo Qualitor Mobile é um aplicativo de comunicação on-line que necessita de conexão permanente com rede (3G, 4G ou WiFi) para completo funcionamento de todos os seus recursos.

O Aplicativo Qualitor Mobile não suporta a execução de Gateways de Integração.

O Aplicativo Qualitor Mobile não suporta o modelo de Autenticação Integrada padrão do Qualitor.

Os recursos e funcionalidades disponíveis nas plataformas iOS e Android do APP Qualitor Mobile podem apresentar diferenças, ou seja, nem sempre ambas são exatamente iguais no que tange ao seu conjunto de funcionalidades, interface e usabilidade.

Recursos e funções comuns à ambas as plataformas:

  • Ambiente Web Solicitante
    • Abertura de chamados utilizando perfil de chamados
    • Pesquisa de artigos na base de conhecimento
    • Acesso a chamados atrasados
    • Acesso a chamados não lidos
    • Registro de acompanhamento de chamados
    • Mapa de localização do contato
    • Confirmação de encerramento
    • Ambiente multi-empresa

 

  • Ambiente Web Atendente
    • Registro de acompanhamento de chamados
    • Mapa de localização do contato
    • Acesso a chamados atrasados
    • Acesso a chamados não lidos
    • Acesso às "minhas pendências"
    • Acesso aos chamados da "minha equipe"
    • Abertura de chamados utilizando perfil de chamado
    • Pesquisa de artigos na base de conhecimento
    • Aprovação de chamados
    • Acionamento de etapas de processos
    • Preenchimento de check-lists
    • Suspensão de chamados
    • Encerramento de chamados
    • Reabertura de chamados
    • Ambiente multi-empresa

 

Recursos e funções exclusivos da plataforma Android:

  • Envio de e-mail a partir das informações adicionais de chamados

  

K) QCOLLECTOR

 

O QCollector pode ser executado nos seguintes sistemas operacionais listados abaixo:

  • Windows 98
  • Windows 2000
  • Windows Vista
  • Windows XP
  • Windows 7
  • Windows 2003
  • Windows 2008
  • Windows 2008 R2
  • Windows 8 (A partir da versão 7.00.21 do Qualitor)
  • Windows 2012 (A partir da versão 7.00.21 do Qualitor)

 

No sistema operacional Windows 98, é necessário instalar o componente WMI em separado, para que as coletas funcionem normalmente. O componente de WMI para sistemas operacionais Windows 98 estão disponíveis para download através do site da Microsoft. Os sistemas operacionais Windows 2000 ou superior já possuem os componentes de WMI incluídos no sistema operacional.

É recomendado que o QCollector seja executado em modo silensioso (SILENT) em ambientes de produção para que o aplicativo não sofra interferência por ações do usuário, causando sintomas de lentidão ou interrupção do uso durante a coleta de informações.

Mínimo de memória: 1024 Mb RAM.

* Quando utilizando banco de dados ORACLE, é necessária a instalação do componente ODAC (Oracle Data Access Components), disponível no site da Oracle, para habilitar a comunicação entre o aplicativo e o banco de dados.

 

L) QUALITOR REPORTS

 

O Qualitor Reports (v1.1), produzido pela empresa LOGIC IT é composto de 3 módulos. Uma aplicação cliente-servidor desktop Windows, uma aplicação WEB e uma aplicação, instalada como um serviço do Windows, responsável pelo envio de e-mails e processamento de Indicadores.

Será necessário criar um banco de dados, onde estará configurados os Gráficos, Relatórios, Usuários, Dados processados dos KPIs (indicadores), etc. Normalmente fazemos isso em um servidor chamado de servidor de banco de dados.

A aplicação desktop foi desenvolvido para ser instalado em sistemas operacionais Windows (estação de trabalho). Isso faz com que em cada estação que queira rodar o LOGIC IT  seja necessário instalar uma cópia do mesmo. Nestes micros, será necessário a instalação do .Net 4.5

A aplicação WEB foi desenvolvida em ASP.NET MVC. Assim, este servidor WEB deverá ser um Windows Server 2008, ou superior.

A aplicação de envio de e-mail e processamento de indicadores é instalada como um serviço do Windows. Normalmente, instalamos este serviço no mesmo servidor de aplicação usado para o módulo WEB.

 

Segue abaixo a tabela com os requisitos para cada item:

 

Servidor ou Estação

Sugerido

Servidor de Banco de Dados

·         8 gb memória RAM ou superior

·         Dualcore ou superior

 

Estações de trabalho

·         Windows 8, ou superior.

·         4 gb memória RAM ou superior

·         .NET 4.5 deverá estar instalado

·         Se for o banco de dados Oracle, o ODAC 32bits deverá ser instalado

Servidor de Aplicação

·         Windows Server 2012, ou superior

·         8 gb memória RAM ou superior

·         Processador Dualcore ou superior

·         .NET 4.5 deverá estar instalado

·         Se for o banco de dados Oracle, o ODAC 32bits deverá ser instalado

 

M) QUALITOR INFRA

 

O Qualitor Infra é produzido pela empresa ADOTI e o contato para obter seus requisitos podem ser encontrados no website do fabricante em www.adoti.com.br.

 

N) QUALITOR MONITOR

 

O Qualitor Monitor, também conhecido como OPMON é produzido pela empresa OPSERVICES. As documentações do produto, bem como os dados de contato para requisitos, podem ser obtidos pelo site www.opmon.com.br.

 

O) QUALITOR COM BALANCEAMENTO DE CARGA

 

 Caso o Qualitor seja implantado com balanceamento de carga, em mais de um servidor de aplicação, a visualização online de arquivos (através da configuração de viewers) somente funcionará adequadamente com armazenamento temporário de arquivos em um repositório externo. Para isso, é suportado o armazenamento de objetos S3 da Amazon, que pode ser configurado através de parâmetro personalizado específico.

A contratação e disponibilização do ambiente S3 na Amazon é de responsabilidade do cliente.

Caso haja  necessidade de  outro serviço de armazenamento temporário de arquivos, sejam serviços de provedores de armazenamento (como por exemplo Azure, dropbox, google drive) ou armazenamento em servidores do cliente, uma adaptação deve ser desenvolvida (customização).

Para o caso de armazenamento em servidor de arquivo tradicional, o mesmo deve estar acessível por todos os servidores de aplicação onde o Qualitor estiver instalado.